linhahorizonte

Doenças traumáticas

HEMATOMA SUBDURAL CRÔNICO



O que é hematoma subduraal crônico

Os hematomas subdurais crônicos (HSDCr) se localizam no espaço subdural, ou seja, entre a dura-máter e o cérebro. Eles desenvolvem-se muitas vezes ao longo de um período de dias ou semanas depois de um traumatismo craniano leve, que passou desapercebido, ou mesmo de um traumatismo mais grave. Não há traumatismo significativo identificável em até 50% dos pacientes.

Em geral o hematoma subdural crônico começa com um pequeno sangramento subdural que não é adequadamente absorvido. Ele fica retido nesta localização e causa uma reação inflamatória que acaba encapsulando o hematoma. Esse processo dificulta absorção do hematoma pelo nosso organismo, e com o tempo esse hematoma puxa água do interstício e aumenta seu volume, crescendo e comprimindo o cérebro.

hematoma subdural cronico

Os sintomas podem ter início semanas até meses após o trauma e variam de apenas dor de cabeça forte e progressiva até confusão mental, paralisia de um lado do corpo podendo chegar até ao coma e morte.

diagnóstico é feito através de tomografia de crânio. Dependendo dos sintomas e volume do hematoma é indicada a cirurgia para drenagem do hematoma que é feita através de um pequeno furo no crânio. Atualmente uma terapia promissora com uso de medicamento parece resolver hematomas em casos selecionados. Consulte um neurocirurgião especialista.


* Esse texto foi produzido e editado por Dra Raquel Zorzi - CRM 142761 - RQE 56460.