linhahorizonte

Doenças Vasculares

OUTRAS MALFORMAÇÕES VASCULARES



O que é malformação vascular?

As malformações vasculares cerebrais são anomalias na formação dos vasos sanguíneos do cérebro e que podem levar a acidentes vasculares ou epilepsia. Além das malformações arteriovenosas (MAVs), temos ainda outros 3 tipos, são eles: angiomas venosos, angiomas cavernosos (cavernomas) e telangectasias.

Os angiomas venosos são o tipo mais comum e também mais benigno de malformação vascular do cérebro. É constituído por um grupo de pequenas veias que drenam para uma veia central mais dilatada, assumindo um aspecto de "cabeça-de-medusa". Entre essas veias há cérebro normal. Muito raramente essa malformação causa sintomas, mas quando ocorrem os mais comuns são dor de cabeça e epilepsia (convulsões). Podem ser diagnosticados através de tomografia e ressonância com angioressonância de crânio. Raramente os angiomas têm necessidade de tratamento cirúrgico.

cavernomas

Os cavernomas são a segunda malformação vascular mais comum. São compostos de vários vasos chamados sinusóides enovelados de forma compacta e sem cérebro normal entre estes vasos. As manifestações clínicas mais comuns são epilepsia, sintomas neurológicos e sangramentos, causando dores de cabeça fortes. Como podem ocorrer praticamente em qualquer parte do cérebro seu sangramento pode causar diversas sequelas neurológicas. O diagnóstico é feito por ressonância de crânio. O tratamento deve ser decidido junto a equipe de neurocirurgia que pode ser cirúrgico, conservador ou radiocirurgia em casos selecionados.

As telangectasias são formadas por capilares (que são vasos sanguíneos muito finos) malformados, enovelados. Diferentemente dos cavernomas, neste caso há cérebro normal entre os vasos. Raramente sangram ou causam sintomas. O diagnóstico é feito com ressonância de crânio. Seu tratamento é conservador na grande maioria dos casos.

* Esse texto foi produzido e editado por Dra Raquel Zorzi - CRM 142761 - RQE 56460.