linhahorizonte

NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA




criancas

A neurocirurgia pediátrica é uma subárea da neurocirurgia. Ela abrange o tratamento e acompanhamento de crianças com doenças neurocirúrgicas da infância. O neurocirurgião que se dedica a tratar de crianças tem conhecimento amplo das malformações congênitas do sistema nervoso, bem como das particularidades das doenças neurocirúrgicas nessa faixa etária. Além do preparo técnico, esse profissional tem também preparo e sensibilidade emocional para lidar com as dificuldades do diagnóstico, aceitação da doença e realização do tratamento junto com os pais e familiares.


Que doenças o neurocirurgião pediátrico trata?

Ele acompanha e opera as doenças cirúrgicas do sistema nervoso. As mais comuns são:

1. Malformações no sistema nervoso – são doenças congênitas, ou seja, o bebê nasce com elas. Inclui alterações na formação do cérebro, tais como: agenesia de corpo caloso, esquizoencefalia, colpocefalia, encefalocele, Dandy-Walker, Síndrome de Chiari , acrania entre outras; e na coluna, como a mielocele, mielomeningocele, diastematomielia, hemivértebras, etc.

2. Doenças adquiridas na infânciacranioestenose, hidrocefalia em crianças, doenças vasculares como moya-moya e AVC, tumores no cérebro ou na medula, cistos cerebrais, etc.


Quando você deve procurar um neurocirurgião pediátrico?

Sempre que houver alguma suspeita de doença ou malformação no sistema nervoso um neurocirurgião deve ser consultado. Ele é o profissional que avaliará se a doença pode ou não ser corrigida com tratamento cirúrgico.

Se você tem alguma dúvida sobre se a doença de seu filho precisa ser avaliada por um neurocirurgião entre em contato conosco. Caso necessite de uma avaliação clique aqui para agendar uma consulta.

medica e bebe
* Esse texto foi produzido e editado por Dra Raquel Zorzi - CRM 142761 - RQE 56460.